Buscar
  • BoxxAJU

Corona vírus: Fique em casa, se puder, e tome todos as cuidados!

Durante a pandemia da COVID-19, é preciso estar atento aos cuidados recomendados pelas autoridades de saúde. A seguir, algumas dicas pulbicadas no site do Jornal "Estado de São Paulo":


Prevenção


LAVE AS MÃOS CORRETAMENTE


Essa medida básica tem benefícios maiores, segundo Francisco Ivanildo Oliveira Júnior, supervisor do ambulatório do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. "As pessoas devem higienizar as mãos não só para se proteger do coronavírus, mas de outras infecções virais", explica. Veja aqui como lavar as mãos corretamente.


ÁLCOOL


O avanço do novo coronavírus no Brasil tem provocado a falta de álcool em gel nas prateleiras de supermercados e farmácias. Diante desse cenário, pessoas se questionam se o uso do álcool líquido ou álcool em gel caseiro também funcionaria de forma eficaz contra a covid-19. Especialistas alertam que o uso do álcool líquido deve ser feito apenas se a pessoa não tiver água e sabão por perto. O álcool líquido até pode ser usado, mas somente em último caso. E os especialistas são categóricos: jamais faça uso de álcool em gel caseiro.


MÁSCARAS


O surto da doença também levou ao aumento da procura por máscaras de proteção, mas especialistas afirmam que o item deve ser usado por pessoas que estão com infecções virais a fim de evitar transmitir para outras. "As pessoas devem se manter afastadas pelo menos um metro de quem está tossindo ou espirrando, que é a distância que as gotículas podem atingir", recomenda o médico Francisco Ivanildo Oliveira Júnior, supervisor do ambulatório do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e gerente do Controle de Infecção Hospitalar do Sabará Hospital Infantil. Entenda melhor aqui.


ISOLAMENTO


O isolamento social está entre as medidas adotadas para combater a propagação do novo coronavírus. Diferentes modelos foram citados, como horizontal e vertical. Quem está com sintomas leves da doença pode não precisar de internação e ficar em casa, desde que respeite regras para evitar a infecção dos demais moradores. Entenda as recomendações.


IDOSOS SÃO GRUPO DE RISCO


Para pessoas com mais de 70 anos, a covid-19 é ainda mais perigosa. A taxa de letalidade do vírus é considerada baixa (entre 2% e 3%, segundo a OMS), mas o número sobe para 8% em quem tem de 70 a 79 anos e chega a 15% em maiores de 80 anos. Além das recomendações clássicas, o professor de Infectologia da Unifesp, Celso Granato, recomenda que esse grupo social evite contato com crianças. Veja mais orientações.


IDA AO SUPERMERCADO: COMO EVITAR CONTAMINAÇÃO


Com o novo coronavírus, a covid-19, a rotina antes, durante e depois da ida ao supermercado precisa ser alterada. Preparar uma lista para fazer as compras com agilidade, lavar bem as mãos ao chegar em casa e higienizar as embalagens com álcool 70% são algumas das orientações, tendo em vista a capacidade do vírus de se manter ativo em superfícies. Higienizar frutas e verduras é fundamental, mas não há indícios de que a doença seja transmitida por alimentos.



Fonte:

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,coronavirus-saiba-como-se-proteger-e-o-que-fazer-em-caso-de-viagens-ao-exterior,70003231210

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo